terça-feira, 3 de março de 2009

O que é o mundo, meu bem?

"Meu bem, o mundo é fechado,
se não for antes vazio.
O mundo é talvez: e é só.
Talvez nem seja talvez.
O mundo não vale a pena,
mas a pena não existe.
Meu bem, façamos de conta.
De sofrer e de olvidar,
de lembrar e de fruir,
de escolher nossas lembranças
e revertê-las, acaso
se lembrem demais em nós.
Façamos, meu bem, de conta
- mas a conta não existe -
que é tudo como se fosse,
ou que, se fora, não era.
Meu bem, usemos palavras.
Façamos mundos: idéias.
Deixemos o mundo aos outros
já que o querem gastar.
Meu bem, sejamos fortíssimos
- mas a força não existe -
e na mais pura mentira
do mundo que se desmente,
recortemos nossa imagem,
mais ilusória que tudo,
pois haverá maior falso
que imaginar-se alguém vivo,
como se um sonho pudesse
dar-nos o gosto do sonho?
Mas o sonho não existe.
Meu bem, assim acordados,
assim lúcidos, severos,
ou assim abandonados,
deixando-nos à deriva
levar na palma do tempo
- mas o tempo não existe,
sejamos como se fôramos
num mundo que fosse: o Mundo"

(Drummond, trecho final de "Cantiga de Enganar")

2 comentários:

  1. Adorei vir olhar seu bolg!
    Gostei tanto tanto que deixei um selo pra você!!!
    BeijO .*

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Adoro olhar os posts aqui, também. :)

    Também tô aassando pra dizer que te indiquei o selo Roxie, passa lá no i-Arte para pegá-lo. =)

    Beijo grande!

    ResponderExcluir

Que achas?